quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Frase, oração, período.







Frase – Qualquer palavra ou conjunto de palavras que expresse uma idéia, tenha um significado completo e encerre-se com um ponto. Chamada de frase nominal quando não apresenta verbo.

Exemplo: Socorro! (uma palavra)
Que saudade de você! (conjunto de palavras sem verbo)
Preciso conversar com ela. (conjunto de palavras com verbo)


Oração – Verbo ou conjunto de palavras, onde necessária e obrigatoriamente precisa haver um verbo e expressar, como na frase, significado completo, encerrando-se com ponto.

Exemplo: Ajude! (uma só palavra, que é um verbo sozinho e tem significado)
Há necessidade de cooperação entre as pessoas. (conjunto de palavras onde há um verbo)

Observando que uma oração é uma frase verbal, mas a frase nominal não pode ser chamada de oração por não possuir o requisito básico da oração, que é possuir um verbo.

Então, a oração é também é uma frase, mas uma frase, nem sempre pode ser uma oração.

Período – Uma ou mais orações, dispostas ordenadamente com a ajuda de conjunções e preposições, tendo coerência e significação completas, formam o período.

Exemplo: Ajude seu semelhante, pois há necessidade de cooperação entre as pessoas para que haja sucesso.

Observando que , como cada verbo corresponde a uma oração, para saber quantas orações há no período, basta simplesmente que se conte o número de verbos existentes.

9 comentários:

  1. Português... Quanta complicação!
    @_@

    ResponderExcluir
  2. EXATAMENTE o que eu to aprendendo na escola :x
    rsrsrsrs
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Em agradecimento ao seu comentário no meu blog no post "Na-nani-nani-na-não"...

    Comentando o comentário do PCN: é complicado, mas nem tanto quanto parece.

    Bom, esse é um dos pontos que já me falham a memória sobre a Língua Portuguesa. Sempre escrevi bem, mas comecei a gostar de Língua Potuguesa só na 8a série.

    Comecei a me interessar ainda mais pelo idioma pois sempre gostei de inglês e, para que minhas traduções fizessem sentido, passei a gostar mais da LP.

    Hoje curso inglês e, ao mesmo tempo que aprendo inglês, aprendo um pouco mais sobre minha língua materna.

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigado pelos comentários, Raquel. Pode deixar, prometo que farei uma dedicatória incrível quando publicar meu primeiro livro. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh!
    A boa e velha lingua portuguesa!
    Saudades da minha velha professora de 2º ano que nos obrigava a decorar 354 coletivos!!

    Eu disse saudade?! Troque por ódio! HUAHUaHUahu

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu odiava ela! Não a matéria! Mas tudo bem, o tempo passou e eu vi que ela era uma boa professora! E até hoje sei que o coletivo de Feiticeiros é conciliábulo. Tudo bem que eu só ia usar isso se eu fizesse propaganda da reunião de amigos do Paulo Coelho, mas tudo bem...
    De qualquer forma, valeu pelos elogios!
    QUando tiver a toa, dá uma passada por lá!
    Grande ABraço

    ResponderExcluir
  7. obrigada pelo comentario no meu blog! infelismente minha relaçao com computaçao foi rompida.=C
    Adorei seu blog e ja está no meu favoritos pode ter certeza que visitarei muito ele e com muitas duvidas de portugues!hehehe
    que vergonha!eu escrevo tao mal!ehehehe
    bjoss!

    ResponderExcluir
  8. Quando estava prestes a ingressar na faculdade, ainda tinha dúvidas entre Letras e História e optei pela última.

    A língua portuguesa é muito rica, mas também muito difícil, dada a quantidade de regras. Confesso que escrevo relativamente sem erros em razão de muita leitura, porém tenho dificuldades para lembrar de tantas regras e exceções.

    abs

    ResponderExcluir
  9. parbéns raquel..vc explicou a dif entre frase e oração de uma maneira espetacular de tão simples...obrigadO MESMO...gizeli, cvel 02 de maio de 2009.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails