terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pronomes - Pessoas do discurso.

Discurso é qualquer emissão de idéias, seja ela escrita ou falada, formal ou cotidiana.

Primeira pessoa – quem fala, representada no discurso pelos pronomes: eu – nós.

Segunda pessoa – com quem se fala – representada no discurso pelos pronomes: tu/você, vós/vocês

Terceira pessoa - do que ou de quem se fala – representada no discurso pelos pronomes ele,
ela, eles, elas.

Sugestão de exercíos:

1 - Marque o que se pede.

· Gosto de ser tratado com gentileza e educação, por isso costumo respeitar as pessoas, assim também serei respeitado e bem tratado.

a) Lendo o texto acima, podemos dizer que, quem fala é a:
( ) primeira pessoa do discurso
( ) segunda pessoa do discurso
( ) terceira pessoa do discurso

·As crianças jogam bola após as aulas.

b) Na oração acima, podemos dizer que, de quem se fala é a:
( ) primeira pessoa do discurso
( ) segunda pessoa do discurso
( ) terceira pessoa do discurso

Confiram dicas de beleza e variedades femininas em: MODA ASTRAL – O estilo que cada signo procura para vestir…

8 comentários:

  1. Olá ... muito bom , vou até melhorar o meu português heheheh

    estou procurando bons blogs pra lêr
    o seu parece ótimo já da pra voltar ... hummm(1)...beijo ...

    ResponderExcluir
  2. essa informação me ajudou muito eu agradeço ao dono(A)desse blog.esse blog excelente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado valeu a pena procurar já haviam me indicado mas não sabia que era bom assim
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. mi achaudou muito valeu brigadão ...beijos

    ResponderExcluir
  5. A sua explicação foi muito boa,gostaria que colocasse mais exemplos,tanto na primeira pessoa,como a segunda e a terceira pessoa,pois torna-o mais didático. Abraços virtuais

    ResponderExcluir
  6. alternativa correta da letra (a) e (b) e a letra A?

    ResponderExcluir
  7. Alternativa correta das duas são "a primeira pessoa do discurso" ?

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails