quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto para trabalhar em sala de aula: Filosofia, Interpretação, Análise do discurso, Sociologia, Ética, etc.

__________________________________________

Confiram novo post no Blog Moda Mercatto: Jeitinhos emergenciais
__________________________________________


OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar,educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas,infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.

Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.

(desconheço a autoria)

42 comentários:

  1. Moça! Que texto "massa"!
    Gostei muito e, de certa forma, me vi no lugar daquele professor dizendo o que provavelmente guardava pra si há muito tempo!
    Vou usá-lo nas aulas de filosofia. Depois te conto no que deu.
    Beeeeeeeeeeeeeeeijos.

    ResponderExcluir
  2. amei,sou professora,e ótima professora,parabéns por compartilhar este texto,com certeza você faz parte das cinco pessoas que acreditam que viver é um grande deferencial,enquanto alguns usam seus narizes de forams variadas apenas para respirar e falar com hiprocrisia ,é né vou vivendo.......................

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, vou começar a dar aulas e levar meus alunos a refletirem será uma grande investida.

    ResponderExcluir
  4. Nossa um texto muito bom para ser trabalhado no primeiro dia de aula, muito bom para refletir.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, parabéns,super legallllll mesmo, faço parte deste 5% beijos
    28 de fevereiro de 2010

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de seu texto, poderia escrever outros desse nivel para nos ajudar em sala,pois esta cada vez mais dificil fazer o aluno entender que pra conquistar algo precisa seu esforço pessoal.obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler o texto... nunca vi palavras tão comuns formar um texto tão rico. Acredito que este texto não só mexe com qualquer aluno mas com qualquer ser humano e esse professor aí, realmente é aquele que faz a diferença!

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse texto!!!!levarei p sala de aula...e certamente procurarei estar sempre entre os 5.

    ResponderExcluir
  9. muito bom o texto assim se os professores se esforçassem para estar entre esses cinco

    ResponderExcluir
  10. Adorei tb...estou começando meu estágio supervisionada, este será meu primeiro texto em sala.
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  11. nossa não vou perder a oportunidade para leva-lo para sala de aula e trabalhar esse texto nas aulas de filosofia...muito obrigado...tem mais desse genero,se tiver não deixe de publicar...

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, já estou passando em uma prova de sociologia, nossa juventude precisa acordar para o fato de que o diferencial está nas escolhas de cada um.... Obrigada por compartilhar esse texto

    ResponderExcluir
  13. Obrigada! Este texto será tema de minha aula de amanhã em Práticas Pedagógicas do Curso Normal.
    Parabéns pela coletânea.

    jac_campos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto para refletirmos onde estamos e aonde queremos chegar, serve para trabalhar com nossos alunos,amigos e comunidade.

    ResponderExcluir
  15. Pelo jeito que escreve você não faz parte desses 5%. Você escreve mal pra caramba !!!!!

    ResponderExcluir
  16. Aline Rafaelly - 9º ano SER21 de fevereiro de 2011 às 18:48

    Observando o texto, nunca vir palavras tão comuns formar um texto tão rico. Acredito que este texto não só mexe com qualquer aluno mas com qualquer ser humano e esse professor, realmente é aquele que faz a diferença! E também, só assim aqueles alunos pensam melhor na sua vida profissional. Como o professor diz: Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso...ja conhecia e uso sempre no inicio do ano letivo. Tenho ele em power point...se alguém quiser mande-me um email solicitando-o.

    ResponderExcluir
  18. Copie o texto para trabalhar com meus alunos do Ensino Médio hoje na aula de Sociologia. Obrigada pela contribuição. Amei.Observando o texto, nunca vir palavras tão comuns formar um texto tão rico. Acredito que este texto não só mexe com qualquer aluno mas com qualquer ser humano e esse professor, realmente é aquele que faz a diferença! E também, só assim aqueles alunos pensam melhor na sua vida profissional. Como o professor diz: Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz.
    Beijos. Luzia do Carmo Rosa

    ResponderExcluir
  19. Copie o texto para trabalhar com meus alunos do Ensino Médio hoje na aula de Sociologia. Obrigada pela contribuição. Amei.Observando o texto, nunca vir palavras tão comuns formar um texto tão rico. Acredito que este texto não só mexe com qualquer aluno mas com qualquer ser humano e esse professor, realmente é aquele que faz a diferença! E também, só assim aqueles alunos pensam melhor na sua vida profissional. Como o professor diz: Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz.
    Beijos. Luzia do Carmo Rosa

    ResponderExcluir
  20. Nossa que texto importante para nós professores, vai me ajudar muito nas tarefas de filosofia.Valeu! Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. excelente o texto , pois nos ajuda a diferenciar o trigo e o joio,como nao importa o que faz,mas como faz.

    ResponderExcluir
  22. Amei o texto, irei trabalhar em agosto na minha sala de aula. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Otimo texto!!! garanto que sera muito util nas voltas as aulas!!! irei trabalhar ele cm todas as minhas turmas . obg

    ResponderExcluir
  24. SOU GRADUADA EM GEOGRAFIA E TBM PEGUEI EM ÁREAS AFINS ALGUMAS AULAS DE SOCIOLOGIA, ENTÃO NA MINHA PESQUISA SOBRE TEXTOS PARA TRABALHAR NAS AULAS DE SOCIOLOGIA ME APARECEU ESTE, IREI LEVÁ~LO PARA SALA DE AULA DO 3ºANO ENS. MÉDIO HOJE, ESPERO QUE SURTA ALGUM EFEITO, POIS SE MEXEU COMIGO ACREDITI QUE TBM IRÁ MEXER COM OS ALUNOS TBM. MUITO BOM! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  25. Esse texto é o máximo!


    Claudia Ribeiro................

    ResponderExcluir
  26. Ontem passei por uma situação parecida com a deste professor e mi vi nesta sala de aula. Gostei muito do texto vou usa-lo e ver o efeito que o mesmo vai causar, pois mexeu muito comigo

    ResponderExcluir
  27. Amei o texto.Vou trabalhar com meus alunos da 4ª etapa da EJA.Com certeza cada um deles vai tirar alguma coisa para o seu crescimento.Por que esses alunos precisam muito de incentivo.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom!Vou trabalhar com meus alunos,e espero que consiga fazer com que os mesmos reflitam bastante,sobre esta questão.

    ResponderExcluir
  29. Amei!!! esse texto e era justamente o que eu estava procurando para trabalhar com os meus alunos!!Ionete.

    ResponderExcluir
  30. Amei o texto, vou trabalhar com meus alunos.
    Lourdinha.

    ResponderExcluir
  31. Clécia Silva dos Santos4 de julho de 2012 às 14:18

    O texto é maravilhoso, além de ser uma grande lição para todos,principalmente para aqueles que não sabem o que realmente é ser especial.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom este texto. Vou trabalhar este texto com um grupo que está precisando repensar a vida.
    29 de agosto 2012.

    ResponderExcluir
  33. esse texto faz diferença na vida das pessoa, amei o texto, vou ver o mundo diferente agora.

    ResponderExcluir
  34. Realmente, um texto exelente! Da para preparar uma aula muito interessante a partir da reflexão desse texto.

    ResponderExcluir
  35. muito bom este texto gosto de trabalhar com meus alunos levando-o a refletir sobre sua vida.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails