domingo, 2 de novembro de 2008

Diferença entre TU e VOCÊ.


(Esse texto já circula há um bom tempo pela internet, sem autoria. Mas é um ótimo exemplo da diferença entre o tu e o você)

O Presidente de um Banco estava preocupado com um jovem e brilhante diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Presidente chamou um detetive e disse-lhe:
- Siga o Diretor Lopes por uma semana durante o horário do almoço.

O detetive, após cumprir o que havia lhe sido pedido, voltou e informou:
-O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa
almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes charutos cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Presidente:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.

Logo em seguida o detetive pergunta:
-Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
-Sim, claro! - respondeu o Presidente surpreendido!
-Bom, então vou repetir:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes charutos cubanos e regressa ao trabalho…

Entendeu agora?

A Língua Portuguesa é mesmo complicada e fascinante!!!!!

5 comentários:

  1. Ah, Raquel! Se todos entendessem a diferença entre o tu e o você, 25% dos assassinatos à Língua Portuguesa estariam eliminados. Sugiro que você faça um texto sobre "esse" e "este". É um verdadeiro pandemônio, incluisve nos meios de comunicação. Até nos nossos blogs está escrito "acompanhar esse blog". Pode?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza as regras normativas da nossa bela Língua Portuguesa confundem muita gente.Confesso que não domino todas as regras, mas acho fascinante descobrí-las e desvendá-las.

    Vou aceitar sua sugestão e preparar um post sobre o ESSE/ESTE em breve.

    Abs
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. descobri vc no comentário da sandra e fico feliz que o seu blog exista ... estou prestando atenção nele. vou colocar o seu link no jabá do meu rebloggando ... beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro seu trabalho. É muito complicado escrever, a língua portuguesa é das mais difíceis. Você não sabe o trabalhão que me deu escever essas linhas. E deve estar cheia de erros. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Requeri, vou gostar de ter vc por aqui, de olho em mim ;)

    Victor, seu testo está ótimo!
    Só discordo que a nossa língua seja das mais difíceis... Eu acho alemão muito pior...rs

    Adorei que vcs tenham deixado comentários.

    Bjokas
    Raquel

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails