terça-feira, 18 de novembro de 2008

Português no vestibular


____________________________________
Confiram dicas de beleza e variedades femininas em: http://www.modamercatto.com.br/blog
____________________________________


"As provas de português dos vestibulares geralmente apresentam perguntas
distribuídas proporcionalmente entre literatura, gramática e interpretação de texto e uma redação.

As questões de literatura concentram-se na leitura obrigatória indicada pelos processos seletivos. Segundo Dácio Antônio de Castro, supervisor de português do Curso Anglo, para responder à prova, o candidato deve ter conhecimento do conteúdo dos livros e fazer uma reflexão crítica sobre os temas abordados. Também são freqüentes questões que relacionam textos de diferentes autores.

Em gramática e interpretação de texto, o candidato será avaliado quanto à competência de operar criativamente com fatos gramaticais para compreender e produzir significados. As questões costumam apresentar enunciados claros e sem nomenclatura excessiva. Ao lado das perguntas mais criativas ocorrem também questões tradicionais, como as de correção de frases.

Confira as dicas do professor para estudar os tópicos da disciplina.

Literatura
. Dominar a linha evolutiva dos
movimentos literários no Brasil e em Portugal e identificar os traços estéticos e ideológicos de cada movimento e seus respectivos contextos histórico-culturais; saber os autores mais representativos de cada época e as marcas estilísticas que os individualizam; ter conhecimento dos componentes internos de cada obra (enredo, personagens, foco narrativo, tema e símbolos importantes) e os cruzamentos possíveis entre elas.

. Conhecer os componentes estruturais das obras, valorizando seus aspectos mais relevantes: apreensão de enredo; procedimentos construtivos das obras; aspectos
semânticos do texto; estilo particular dos gêneros.

Gramática e interpretação de texto
. Estudar com prioridade concordância; verbo
(sobretudo a conjugação e o emprego dos tempos); classes de palavras (principalmente o papel na construção do significado do texto); análise sintática do período simples e composto; uso dos pronomes; pontuação e sua interferência no sentido da frase; processos de formação de palavras; regência; colocação; crase; acentuação gráfica; coesão; coerência; e recursos argumentativos.


Redação
Os exames costumam ser elaborados a partir de uma coletânea composta por textos, cartoons, quadros informativos etc. Após a leitura consciente dos dados, o candidato deve produzir uma dissertação com estrutura ortodoxa(introdução,desenvolvimento/argumentação e conclusão); apreensão do tema (delimitação e compreensão); abstração (trabalho com idéias, definições e conceitos); predomínio da argumentação (defesa de um determinado ponto de vista); levantamento das hipóteses explicativas (sobre dados e fatos fornecidos pela coletânea); encadeamento lógico (e não temporal); exposição de comentários (acerca do tema); utilização do tempo presente; exploração de recursos discursivos e lingüísticos (como melhor utilizar as palavras para dar consistência ao texto); coesão e coerência."

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL854218-5604,00.html

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blo, acho que já disse, mas não faz mal repetir. Rcebi um selo e repasso a vc em:
    http://joycecoisasminhas.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails